BEM VINDOS

É um prazer receber meus amigos aqui!

quinta-feira, 31 de março de 2011

entrevista do portal do artesanato

22/03/2011 | Ana Paula Itkes

Como se profissionalizar no artesanato?

Foto Adriano Campos

Todos nós, artesãos, trazemos nas veias a arte de criar e materializar as ideias, compondo peças artesanais em tecido, MDF, EVA, papel, tela, entre outros. Mas como transformar este dom em fonte de renda?

Inicialmente, é preciso buscar entre todas as nossas aptidões aquela que fazemos melhor e se especializar nela. Depois, personalizar o que fazemos, criando uma identidade visual que possa destacar nosso produto entre os tantos existentes no mercado. E, por fim, divulgar muito por meio de cartões, panfletos, e-mails, blogs e sites.

Tendo atingido o cliente com a sua divulgação, é hora de mostrar a que veio: produzir peças criativas e bem-acabadas! Acredite no que você faz, valorize o seu preço e, principalmente, cumpra os prazos de entrega.

Para isso, comece fazendo uma pesquisa pessoal: “Quem é o meu cliente em potencial?”, “O que ele busca quando procura pelo meu trabalho?”, “O que eu tenho para oferecer?”, “Eu cumpro o que divulgo?” e “Como estou em relação à qualidade e prazos de entrega?”.

Ana Paula Itkes é ilustradora e artesã. Foi a vencedora do Prêmio Artesão do Ano, em 2009, na categoria Júri Popular.

“Um cliente satisfeito, sem dúvidas, será o seu maior divulgador, além de respeitar o seu trabalho e recomendá-lo aos amigos”

Afinal, o que faz você se destacar no mercado é a sua maneira de trabalhar e sua responsabilidade pelo que faz, entrega e divulga. Isso independe se você trabalha em casa, ministra aulas em um ateliê ou possui uma loja. O seu produto é o seu maior aliado! Um cliente satisfeito, sem dúvidas, será o seu maior divulgador, recomendando o seu trabalho aos amigos.

Então, analise cada item destacado anteriormente e aplique em seu dia a dia. Se vai trabalhar em casa, por exemplo, organize um espaço e horários só para isso, pois nem sempre nossos familiares entendem que o que fazemos é um trabalho como qualquer outro e exige dedicação e tempo. Busque utilizar apenas marcas de qualidade e capriche no acabamento.
Agora, se pretende abrir um ateliê, pesquise em seu bairro. Reflita quais serviços você poderia ofecerer aos seus clientes. Tintas? Pincéis? Papéis? Aulas? Neste último caso, você mesmo ministraria os cursos ou contrataria professores de diversas técnicas para este fim? Que preço por hora/aula seria viável para a sua região? O que mais você poderia oferecer ao seu cliente: um cafezinho? Qual seria o seu diferencial? Você traz novidades ao mercado?

O leque de opções está aberto perante nossos olhos. O importante é confiarmos em nosso trabalho, ter os pés no chão e buscar nossos ideais. Às vezes, certas técnicas se destacam mais que outras. É o famoso “estar na moda”. Mas o importante é você fazer o seu melhor, seja MDF, bonecas, patchwork, vidro decorado, biscuit ou EVA.

O seu melhor é o que sempre manterá o seu cliente. Independentemente da moda. Mãos à obra e sucesso sempre!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário