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terça-feira, 19 de abril de 2011

dicas do portal do artesanato

18/04/2011 | 10 dicas para vender mais

A especialista em marketing Cissa Chiarini apresenta dicas para conquistar mais clientes e aumentar as encomentas





Cissa Chiarini é criadora do blog Assim, Sim! e do Ateliê Cupcake Hortelã, em parceria com a Helô (sua mãe). Os espaços são o resultado do encontro da paixão por produtos handmade e da habilidade em empreender. Além disso, ela é especialista em Marketing pela Unicamp, e trabalha há 8 anos com Comunicação, Marketing, Internet e Mídias Sociais.



Fiquei muito feliz com o convite do Portal de Artesanato para escrever para vocês! Para mim é mais uma forma de poder compartilhar e ajudar a realizar os sonhos de quem também trabalha com o coração.

Lá no Assim, Sim! uma pergunta sempre se repete: como faço para vender mais? Costumo responder com algumas observações sobre o que considero essencial e sobre as questões que merecem uma atenção maior. E quais são essas dicas tão importantes? Vamos lá?

Trabalhe com o coração
Antes de tudo, você precisa ter certeza do que realmente gosta e está no seu coração, pois será preciso fazer e aprender coisas que vão além do processo criativo e artístico. Muita dedicação, determinação, persistência e paciência para alcançar seus objetivos são as palavras mágicas! Se está certa disso, eu garanto: a caminhada será uma delícia e você saberá aproveitar os desafios para aprender e amadurecer o seu negócio.



Escolha um segmento
Você deseja que seu ateliê seja lembrado por vender bolsas, roupas para bebês, bijuterias, objetos de decoração ou por vender um monte de produtos sem nenhuma ligação entre eles e sem identificação? No começo é importante se dedicar a um segmento, pois assim será mais fácil criar produtos diferentes e conhecer o perfil dos clientes para atendê-los cada vez melhor!


Conheça a concorrência
Saiba quem é a sua concorrência, analise os preços, a matéria-prima e a apresentação dos produtos. Essa prática será ótima para você entendero mercado, o perfil do público, definir preços e o que poderá fazer para diferenciar os seus trabalhos. Não copie de jeito nenhum! Dê o seu jeito, imprima sua personalidade em cada ação e produto que criar.

Cuida da sua marca
Do nome do seu negócio até a forma como apresenta os produtos, os materiais que usa, os detalhes do acabamento, como atende os clientes, cumpre prazos, o que escreve no seu blog, no Twitter. Todas as suas ações vão falar sobre a sua marca. Então, mesmo trabalhando com o coração, você precisa ter um olhar profissional para sempre agregar valores positivos ao seu negócio.




Cuida da apresentação de seus produtos
Quer aumentar as vendas na Internet? Então a qualidade das fotos de seus produtos é primordial. É preciso mostrar a textura, a cor, os detalhes e descrever muito bem as características e particularidades de cada artigo. Enfim, capriche. Essa é uma das principais ferramentas de venda na internet e precisa de muita dedicação, pois com certeza fará toda a diferença.

Valorize o seu trabalho
O preço que você cobra pelo seu artesanato vai representar a qualidade do que oferece. As pessoas tendem a achar que produtos muito baratos não tem qualidade, não tem bom acabamento, nem usam bons materiais. Não é nenhuma vergonha querer lucrar com seu trabalho. Então encontre um preço que seja justo para você, que faça com que seu negócio seja viável e que também seja justo para seu cliente.


Divulgue, divulgue, divulgue e divulgue
As pessoas precisam saber de você, o que faz e o que vende. Então, divulgue! Faça cartões de visita e espalhe por aí. Crie um blog, uma conta no Twitter, no Flickr, no Facebook e atualize com a maior frequência possível. Você vai conhecer pessoas incríveis, que antes das mídias sociais não teria oportunidade. Ajude a divulgar outros ateliês também, faça o seu networking on-line e veja sua marca ficar conhecida e suas vendas aumentarem.





Cause uma excelente primeira impressão
Faça uma lista de todos os momentos em que seus clientes entrarão em contato com você e seu ateliê, e pense em como causar uma excelente primeira impressão. Uma boa sugestão é ter um blog e loja virtual com design atraente, limpo e organizado. Vale cuidar dos textos que escreve, responder seus e-mails com carinho e atenção, além de criar uma embalagem criativa. Tudo isso será refletido na apresentação dos seus produtos. Para finalizar, não esqueça o ditado: “você não terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão!”.


Trate cada venda como se fosse a única
Cada venda deve ser tratada com um carinho especial e sua máxima dedicação. Reserve a hora mais tranquila do seu dia para responder aos e-mails com clareza e atenção. São as informações que você fornecer aos clientes que farão com que se sintam seguros para escolherem o seu ateliê para fazer compras.



Tenha paciência e persistência
É comum eu receber e-mails de pessoas que estão desanimadas com a venda dos seus produtos. Realmente, as dificuldades são muitas, mas você não pode desistir no primeiro obstáculo, não é? É preciso ter paciência para esperar pelos resultados e fazer um trabalho de formiguinha, contínuo e constante! Enquanto as vendas não tomam tanto seu tempo, que tal estudar fotografia ou como usar de forma eficaz as redes sociais? Criar produtos exclusivos? Investir na divulgação? Use o tempo a seu favor!


Espero que essas dicas possam ajudá-la a aumentar as suas vendas. Elas foram essenciais para o crescimento do Cupcake Hortelã e até hoje procuramos sempre melhorar nesses itens. Aproveito para desejar que sua busca seja divertida, prazerosa, que você exercite sua criatividade, procure sempre soluções e não problemas, faça novas amizades, oxigene suas ideias e dê um passo de cada vez. Estarei aqui torcendo pelo seu sucesso e ajudando no que eu puder!

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